10 vinhos excepcionais para a sua Ceia de Natal (e também para o Dia de Natal)

Com a grande noite desta época festiva à porta, já se pensa na ementa para o Natal e, claro está, também na lista de vinhos especiais para a acompanhar. Aproveite as nossas recomendações de 10 vinhos excepcionais para a Ceia de Natal – e se puder, leve-as todas para a mesa!

Nas prateleiras da garrafeira Virgu Wines, há muitas e boas opções para harmonizar com as iguarias típicas da Ceia de Natal. Mas para não perder tempo a procurar, fazemos aqui uma selecção dos vinhos que melhor combinam com alguns dos pratos da época e que são também excelentes para o dia seguinte, o Dia de Natal.

Ora espreite as nossas dicas de vinhos perfeitos para a Ceia de Natal e comece já as suas compras…

Vinho Branco Quinta Valle Madruga Reserva 2014
Este Branco leve e fresco da Quinta Valle Madruga, em Valpaços, no coração da Região Vitivinícola de Trás-os-Montes, é elaborado a partir das castas Viosinho e Gouveio. Tem uma riqueza ácida que o transforma num excelente vinho para harmonizar com o tradicional bacalhau cozido ou com o típico peru recheado, sendo também perfeito para acompanhar a “Roupa Velha” do Dia de Natal.

Vinho Branco Pormenor 2014
Produzido na Quinta do Gulhe, no Douro Superior, o Branco Pormenor é uma escolha com muita personalidade, exibindo um nível de acidez que o torna quase irresistível numa época festiva como o Natal. É um vinho leve e elegante que é extraordinário para cativar por si só como aperitivo ou que acompanha muito bem com umas entradas de mariscos e com pratos de peixe e de aves.

Vinho Branco Olho Gordo Reserva 2013
Este típico blend das castas mais tradicionais do Dão tem os traços peculiares dos melhores vinhos da região e é mais uma óptima escolha para acompanhar pratos de bacalhau e peru. Provém de uma vinha antiga situada a cerca de 500 metros de altitude, na Serra da Estrela, e beneficia do aturado carinho da vindima manual e do estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês usadas que potencia toda a sua qualidade.

Vinho Tinto Olho Gordo Reserva 2013
Da safra Olho Gordo há também esta versão para quem prefere um tinto com carácter, ao estilo maduro e doce. Maioritariamente elaborado a partir da casta Alfrocheiro, é um vinho que faz lembrar um licor, adocicado, mas equilibrado pela acidez. Uma conjugação perfeita para acompanhar pratos tradicionais de sabores intensos, como o cabrito assado no forno, ou os explosivos doces de Natal.

Vinho Branco Quinta das Bágeiras Garrafeira 2014
Com o Bacalhau como prato nobre da Ceia de Natal, o Branco Quinta das Bágeiras é uma excelente selecção para o acompanhar. Carregando a designação Garrafeira – que este produtor de excelência da região da Bairrada só atribui aos vinhos das suas melhores colheitas -, trata-se de uma edição limitada e numerada, ideal para uma ocasião tão especial.

Vinho Tinto Vieira de Sousa Grande Reserva 2012
Outra excelente escolha para acompanhar o cabrito assado no Dia de Natal, é este Tinto que combina os sabores complexos e estruturados de uvas de vinhas velhas com a leveza da Touriga Franca. Harmoniza também com queijos e pratos de carnes vermelhas, sendo um dos vinhos de eleição da região do Douro.

Vinho Tinto Lapa dos Gaivões 2012
Os apreciadores de tintos alentejanos encontram neste Lapa dos Gaivões uma boa opção para acompanhar com uma tábua de queijos ou pratos de carnes vermelhas. Oriundo de uma produção limitada e feito com uvas de óptima qualidade, das castas Aragonês, Syrah, Tinta Barroca, Touriga Nacional e Trincadeira, é um vinho concentrado, denso e com notas de trufas de chocolate.

Vinho Tinto Vale da Capucha 2011
Produzido numa quinta familiar sob a batuta de Pedro Marques, este tinto da zona de Torres Vedras é feito com as castas Tinta Roriz e Touriga Nacional. Apresenta grande volume e uma doçura frutada que o tornam perfeito para acompanhar com assados, de peru, leitão ou borrego. É uma produção de tipo biológico e limitada que privilegia os processos tradicionais manuais.

Vinho Tinto Porta de Teira 2011
Este é um tinto encorpado, de cor intensa, que combina muito bem com assados ou com uma elegante tábua de queijos. É mais um projecto de tipo familiar que passa por uma longa fermentação e provém de vinhas de produção limitada, com uvas da casta Touriga Nacional a manterem as suas melhores qualidades concentradas.

Arrepiado Collection Super Reserva Tinto 2012
Com o selo de qualidade da Herdade Arrepiado Velho, no Alto Alentejo, este tinto de aromas balsâmicos harmoniza também muito bem com os assados típicos do Natal e é perfeito para fazer brilhar os queijos de paladar intenso. Passa por um longo estágio em barricas de carvalho francês, após vindima manual e selecção das melhores uvas de castas tão nobres como a Touriga Nacional, a Cabernet Sauvignon e a Syrah.

 

Clique para Ver os vinhos:

Deixe um comentário

Options

Usamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso e que é maior de 18 anos.