Evoé! Novo vinho da Aphros é uma água-pé moderna com gás (que “dá vontade de beber”)

Chegou à VirguWines a mais recente novidade da marca Aphros do winemaker Vasco Croft. Trata-se do Evoé, um novo conceito de vinho que nasce da tradicional água-pé, mas numa versão mais leve e gaseificada, e mais “digna dos nossos tempos”.

O Evoé é uma reinvenção da água-pé, uma bebida tradicional portuguesa que se faz deitando água no pé ou bagaço das uvas, depois de espremidas.

Conhecida como “o champanhe do povo”, a água-pé dava-se aos trabalhadores nas pausas das jornadas de labuta no campo por ser um vinho mais diluído, logo menos alcoólico. Assim, “tirava a sede” e “não dava sono”, o que ajudava à produtividade dos trabalhadores, como repara Vasco Croft.

Este “vinho de gastos”, nas palavras do winemaker, é associado, atualmente, à época das castanhas, sendo o acompanhamento perfeito para esta iguaria típica do outono. Mas a sua origem já vem da “raiz da nossa civilização”, do tempo da Antiga Grécia em que se usava “uma porção de vinho para três porções de água”, aponta Vasco Croft, o “filósofo dos “vinhos biodinâmicos” Aphros.

Com gás e pouco álcool

O baixo teor alcoólico, de apenas 6%, é uma das características inovadoras do Evoé. Assim, estamos perante um vinho mais leve e mais refrescante, mas que mantém “as mesmas qualidades do vinho”, sendo uma verdadeira “expressão da terra”, apresentando uma “complexidade que outras bebidas não têm”, como sublinha Vasco Croft.

É um vinho que “sabe a adega” e às “películas das uvas molhadas” e que “dá vontade de beber”, constata ainda o winemaker.

A cor inebriante é outro dos traços marcantes desta água-pé moderna que também é gaseificada. Vasco Croft fala de “um Pet Nat mais leve” referindo-se ao termo que define os “pétillants naturels”, ou seja, os efervescentes ou espumantes naturais.

A expressão “Pet Nat” reporta para um método de vinificação ancestral em que o vinho é engarrafado antes de terminar a primeira fermentação dos açúcares naturais. É o facto de esse processo continuar na garrafa que leva à libertação do gás natural que marca os espumantes.

“Bebida digna dos nossos tempos” (ecológica e mais saudável)

Com uma edição limitada de apenas 4000 garrafas, o Evoé é uma “bebida digna dos nossos tempos”, como refere Vasco Croft, notando que surge no âmbito da mudança de hábitos das pessoas, nomeadamente com o interesse cada vez maior no que é saudável.

O crescimento dos movimentos do vegetarianismo e do veganismo tem levado muitos consumidores a procurarem “novas bebidas”, menos pesadas do que o vinho mais tradicional. Mas até os consumidores habituais deste vinho têm interesse em alternativas mais leves, por exemplo para a hora do almoço, pois não querem ficar com sono durante as semanas de trabalho.

O Evoé também tem um lado ecológico, uma vez que a sua produção implica “utilizar matéria-prima que de outro modo iria para compostagem ou para fazer aguardente”, nota Vasco Croft. Trata-se, portanto, de um “aproveitamento maximizado de uvas de cultivo biodinâmico”.

A base do projeto continua,assim, a ser uma agricultura sustentável, assente nos ciclos da lua e do sol e em métodos naturais, quase sem tecnologia e sem intervenções químicas, tal como acontece com todos os produtos lançados pela Aphros cuja sede é na Quinta do Casal do Paço, em Padreiro, Arcos de Valdevez, na Região dos Vinhos Verdes.

Nome inspirado na saudação dos festivais de Dioniso

O nome Evoé é inspirado na mitologia grega, tal como acontece com a própria marca Aphros. O termo reporta para o mito de Dioniso, o deus do vinho e da vinha na Antiga Grécia, e para a saudação que era usada nos festivais desses tempos. “Evoé” era, para os antigos gregos, o “Saúde” com que, muitas vezes, brindamos.

Trata-se, assim, também de assinalar a “alegria da vida e do vinho”, como repara Vasco Croft.

O rótulo foi desenhado por Pierre Pratt, artista gráfico canadiano que é cunhado de Michel Tolmer, o ilustrador de referência no mundo dos vinhos naturais. Foi através de Tolmer que Vasco Croft chegou a Pratt que vive em Portugal há mais de duas décadas e que se inspirou no lado mais tradicional do Evoé para criar uma figura a tirar vinho de uma fonte.

O Evoé vai estar em prova no podcast N2Vinho que regressa no próximo dia 24 de outubro ao canal habitual do YouTube. Um regresso em grande com um vinho único e que vale a pena experimentar! Compre a sua garrafa antes que esgote.

Options

Usamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso e que é maior de 18 anos.