Conheça Ouranos e Melissae: os novos vinhos de carácter da Aphros

24.90 
This product has multiple variants. The options may be chosen on the product page
26.90 
This product has multiple variants. The options may be chosen on the product page

A marca Aphros acaba de lançar dois novos vinhos – Ouranos e Melissae – que têm tudo para fazer história na cronologia de vida desta adega de produção ecológica e sustentável. E o melhor é que estão à venda na VirguWines.

Ouranos e Melissae são as mais recentes produções da Aphros, marca desenvolvida pelo ex-arquitecto Vasco Croft que se reinventou como filósofo de “vinhos biodinâmicos” na Quinta do Casal do Paço, em Padreiro, Arcos de Valdevez. Uma marca que continua a surpreender com vinhos de carácter que apaixonam especialistas e leigos. Em plena Região dos Vinhos Verdes, a adega de Vasco Croft funciona assente em princípios sustentáveis e ecológicos numa abordagem filosófica da produção de vinho.

Foi neste cenário quase idílico, tanto na beleza pura da paisagem como nos fundamentos produtivos, que nasceram o Ouranos e o Melissae, “uma nova geração de vinhos”, como destaca Vasco Croft na sua apresentação no site da Aphros. “Representam 15 anos de pesquisa em viticultura e vinificação na região dos Vinhos Verdes” e constituem uma “forte afirmação” sobre o potencial desta zona como “local de nascimento de vinhos de excelência”, constata o produtor.

O Ouranos é um vinho tinto que assume o nome do antigo Deus dos Céus na Mitologia grega. Um nome escolhido numa alusão à sua “extrema leveza” que nos faz “sentir como se estivéssemos a flutuar no ar”, refere ainda Vasco Croft. A Revista de Vinhos fala dele como “encantador”, atribuindo-lhe 18,5 pontos e salientando que é “um tinto que cheira e sabe a liberdade”.

Para o produtor, “Ouranos significa a ressurreição de um estilo de vinho”, uma vez que é composto por uvas Alvarelhão, uma casta antiga quase extinta que é sinónimo de “elegância e requinte”. Após anos de pesquisas e de experimentações, o Ouranos que está à venda em lojas seleccionadas, incluindo a Virgu Wines, apresenta uma “cor rubi muito leve” e uma “leveza com comprimento e profundidade”, depois de “envelhecido por 9 meses em barricas de castanha usadas”.

Já o Melissae é um vinho branco que recebe o nome das ninfas do mel, constituindo “um tributo às abelhas”, como nota Vasco Croft na sua apresentação. Trata-se de um vinho “com intensos aromas florais que lembram o néctar” colhido pelas abelhas e que recebeu 19 pontos na análise da Revista de Vinhos que conclui que se trata de “um grande branco”. As uvas que o compõem encontram-se na “parcela mais alta” do produtor e onde também “moram” as abelhas, o que reforça a inspiração para o nome.

São dois produtos de excelência que encontra na garrafeira Virgu Wines e que podem ser a companhia perfeita para esta quarentena. Para a Aphros “materializam uma nova fase”, como vinca Vasco Croft, salientando que são as “primeiras criações” desde as entradas dos enólogos Tiago Sampaio e Miguel Viseu para a sua equipa, em 2017.

Seleccione um ponto de entrega