Alvarinho com alma da “adega familiar” Quinta de Santiago

“Uma adega de uma família portuguesa” concerteza! Assim se apresenta a Quinta de Santiago, uma marca de vinhos com tradição que tem no Alvarinho produzido nos vales de Monção o seu produto nobre.

Construída em 1899, em Monção, a Quinta de Santiago começou por produzir vinhos verdes com o saber da tradição da Avó Mariazinha, uma minhota de gema, que deixou o seu legado à neta Joana Santiago e família.

Em 2009, esta advogada resolveu reconverter o negócio dos vinhos da família e em 2014, criou a marca Quinta de Santiago, apostando num vinho varietal de Alvarinho de “produção limitada”. Um varietal é um vinho que é produzido a partir de um único tipo de casta de uva. No caso da Quinta de Santiago, a matéria-prima é 100% Alvarinho e exclusivamente oriunda das vinhas da família.

A qualidade destes produtos premium, fermentados com a mão da tradição e as características peculiares do solo argiloso e do clima do Alto Minho, é bem patente no Branco Alvarinho Quinta de Santiago 2015 e no Branco Alvarinho Quinta de Santiago Reserva 2013, ambos à venda na garrafeira online da Virgu Wines.

A fama do Alvarinho deve-se ao distinto toque que deixa no paladar, relativamente aos demais Vinhos Verdes, sendo mais alcoólico, encorpado e seco, e sem a chamada característica agulha – aquela sensação de picar na boca que é típica dos Vinhos Verdes.

Na Quinta de Santiago, o Alvarinho ganha uma “alma” mais especial, fruto da paixão com que é feito, com atenção a todos os detalhes e a preocupação em manter intacto o método tradicional que se guia pelo velho saber da Avó Mariazinha.

Após a vindima, e antes de assumir o seu sabor único, este vinho 100% Alvarinho fica em estágio durante cerca de 8 meses sobre borra fina, até ser engarrafado e ficar pronto para chegar à sua mesa.

Depois só tem que apreciá-lo com uma boa roda de amigos, uma tábua de queijos ou uma farta mariscada. E bem fresquinho, claro está!

Clique para ver os vinhos:

Deixe um comentário

Options

Usamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso e que é maior de 18 anos.