Um vinho proveniente de vinhas da casta Cainho, plantadas em encosta com exposição norte e nascente na Sub-Região do Lima. A exposição particular desta vinha e a variabilidade da composição do solo desta encosta, com presença inclusive de xisto, são fatores que, aliados a outros elementos endógenos, proporcionam uvas com caraterísticas muito próprias.
PONTOS-CHAVE
Vindima manual em caixa de 20 Kg, desengace total da uva, decantação e fermentação alcoólica (65% em inox 35% em barrica carvalho francês usada), seguida de fermentação malolática. Estágio de 10 meses sobre borras totais com batonage nos 6 primeiros meses, loteamento e clarificação estática de 1 mês antes de engarrafar. Esta colheita esteve 10 meses de estágio em garrafa antes de rotular e comercializar.
SUGESTÃO DE ACOMPANHAMENTO
Muito versátil devido à sua acidez vibrante, pode acompanhar comidas elegantes e suaves como sushi bem como pratos mais complexos e gordos como cabrito assado no forno, bacalhau à minhota ou sável frito. Deve abrir-se 15 minutos antes do consumo e beber-se entre 10-12 ºC.
NOTAS DE PROVA
Cor citrina. Aroma elegante e discreto, onde surgem frutas brancas, com destaque para o ananas, e algum caráter erval e citrinos. E muito rico e encorpado, pronunciado em sabores que o aroma recorda, com uma untuosidade surpreendente e com uma frescura viva, salina, que prolonga o conjunto no fim de boca.
Produção
450 garrafas
Tempo aceitável de guarda
2025 – 2035