A marca Protótipo é a mais recente novidade da garrafeira VirguWines. Estes “vinhos sem tretas” têm o carácter dos irredutíveis Valente que trabalham a vinha na região entre o Douro e Távora-Varosa há mais de 200 anos.
A VirguWines tem à venda toda a gama de vinhos Protótipo, uma marca que nasce em Aldeias, Armamar, no distrito de Viseu, entre as regiões do Douro e Távora-Varosa, no seio de uma clássica família duriense que aí reside há mais de 200 anos.
Tudo começou com Balthazar Cardoso Farrinchas, “o Valente”, que comprou a casa de família. Mas foi, em 2015, que se iniciou a produção de vinhos naturais, numa perspetiva ecológica e biodinâmica, com respeito pelo ecossistema e pelos recursos envolventes.
O enólogo Manuel Valente é fruto desta nova geração de irredutíveis durienses que, como se diz na promoção da marca, fazem “vinhos sem tretas”.
A história desta família é marcada por mulheres viúvas que foram forçadas, pelas circunstâncias da vida, a pegar nas rédeas da casa. Isso requer um carácter especial e uma resiliência particular, típicos de tantos dos que cresceram na região.
Esses traços de resistência passaram de geração em geração, a par dos valores e da cultura ancestral da vinha. E notam-se nos vinhos da marca que esbanjam carácter – uma verdadeira “valentia”!
Vinhos que fazem levitar
Os vinhos Protótipo bebem da frescura e da altitude do terroir, aproveitando todo o potencial da região e da natureza que a envolve.
Como a produção assenta em métodos naturais, com a menor intervenção química possível, os vinhos desenvolvem-se de forma única e especial. A gama da marca inclui espumantes de grande qualidade, ou não fosse a região de Távora-Varosa especialmente vocacionada para produzir espumantes.
De resto, esta foi a primeira região vitivinícola portuguesa a ser demarcada para a produção de espumante DOC. Os monges de Cister terão iniciado no distante ano de 1678, esta produção na zona que recebe os nomes dos rios Távora e Varosa e que, a norte, se cola com a região demarcada do Douro.
O Protótipo P1 Pet Nat Rosé 2019 é um bom exemplo destes espumantes de carácter que nos fazem levitar. E será “o convidado especial” do próximo episódio do podcast N2Vinho que vai para o ar na segunda-feira, 30 de janeiro, a partir das 22 horas, no YouTube.
Durante o podcast, os “suspeitos do costume” – Artur Azevedo, João Coutinho, Manuel Moreira e Daniel Passos – vão provar este Pat Nat Rosé de cor bronze, sem sulfitos e vegan. É um vinho feito com as castas Pinot Noir, Touriga Nacional e Vinhas velhas (Mourisco, Tinto Cão, Tinta Amarela, entre outras castas autóctones).
Enquanto lhe vai crescendo água na boca até à prova em direto com o N2Vinho, pode já planear o acompanhamento. O Protótipo P1 Pet Nat Rosé 2019 é ótimo para harmonizar com pratos vegetarianos e vegan, mas também com carnes brancas, mariscos, peixe, queijos e sushi.
Compre já a sua garrafa para a prova. E faça bom proveito!