Vinho branco Parapente chegou à VirguWines (num belo voo de estreia da enóloga Joana Pinhão)

O vinho branco Parapente é a mais recente aquisição da VirguWines. Trata-se de um projeto pessoal da enóloga Joana Pinhão que se estreia da melhor forma na região dos vinhos verdes com um Loureiro muito apreciado pelos críticos.

Esta promissora winemaker, nomeada Enólogo do Ano 2021 pela Revista de Vinhos, tem provas dadas em várias regiões nacionais, do Alentejo ao Douro, passando pelo Tejo, e até já se aventurou em projetos em Espanha e na África do Sul. Mas o Parapente é o seu primeiro voo pelo terroir dos vinhos verdes.

Nesta estreia, com o vinho branco Parapente que nasce em Paço de Calheiros, Ponte de Lima, Joana Pinhão recebe rasgados elogios da crítica.

 

 

Vinho branco Parapente ao nível dos “excecionais”

A revista Grandes Escolhas dá-lhe uma nota de 18 pontos, destacando “um belo Loureiro, com muito para crescer em garrafa”, e enaltecendo a “fruta de grande qualidade” e a “acidez firme num conjunto pleno de brilho, tensão e frescura”.

O blogue Wine & Stuff atribui-lhe uma nota de 90/18, o que o coloca no nível dos “vinhos excecionais que se destacam facilmente”. Nesta análise trata-se de “uma boa estreia que importa conhecer”, com realce para os “aromas a flores, fruta cítrica, especiarias, fruta verde, biscoito, leve manteiga e pedra molhada”.

Já o blogue Avinhar salienta o “trabalho de madeira que lhe dá volume e uma textura cremosa, mas sem perder o perfil ligeiro e muito fresco que caracteriza a região, com uma mineralidade bem vincada”. Segundo este blogue especializado em vinhos, é “mais um belo Loureiro que vem reforçar a ideia que esta casta tem muito potencial para grandes vinhos” e “uma excelente estreia” de Joana Pinhão neste terroir dos vinhos verdes.

Para o Contra-Rótulo estamos perante “um vinho extremamente jovem e promissor” que “na boca é fresco, cremoso e com untuosidade, terminando longo”.

É, portanto, um vinho que vale a pena provar – para acabar conquistado! Com uma produção de apenas cerca de 700 garrafas, adivinha-se que depressa esgote nas prateleiras da Virgu Wines. Apresse-se a comprar para não perder a oportunidade de provar este Loureiro de excelência.

Joana Pinhão é dos winemakers mais promissores da nova geração

A enóloga Joana Pinhão cresceu entre as vinhas e o olival em Alpiarça, na região do Tejo, onde assumiu o projeto familiar Casal das Aires na Charneca. É uma aventura que assenta em castas nacionais como Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca, Trincadeira, Alvarinho e Avesso, mas também em castas internacionais, designadamente Chardonnay, Pinot Noir, Syrah e Alicante Bouschet.

A ligação da winemaker ao vinho vem do berço e depois de ter estudado Engenharia Agronómica no Instituto Superior de Agronomia, seguindo o ramo da viticultura e enologia, Joana Pinhão abraçou de corpo e alma aquele que é o seu mundo de sonho.

No seu percurso, tem somado experiências em várias regiões, nomeadamente com passagens pela Quinta Vale Dona Maria, no Douro, e pela Casa Cadaval, no Tejo. Mas também se aventurou pela região de Toro em Espanha e pela realidade vitivinícola da África do Sul. Pelo caminho, ainda lançou a marca Somnium, que assenta nas vinhas velhas do Douro, numa parceria com o amigo Rui Lopes.

Clique para ver o vinho:

Options

Usamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso e que é maior de 18 anos.