A vinha é bela #01

Quinta de Arcossó e
as vinhas centenárias

Texto: João Martinho / Fotos: Augusto Borges / Coordenação: Artur Azevedo

A vinha – tal como a vida – é bela e a história que lhe contamos neste primeiro “A Vinha é Bela” é provavelmente o melhor exemplo que vai conhecer hoje do quanto uma parcela vinhateira pode encerrar em termos de história, sabores e ainda brindar-nos com um dos mais bonitos quadros que as paisagens humanizadas permitem.

A primeira desta série de viagens ao mundo do vinho e a quem o cria foi à Quinta de Arcossó, na Ribeira de Oura, em Trás-os-Montes, cuja terra faz brotar o néctar matéria-prima que Amílcar Salgado já verteu para as mais de dez referências da marca. Mas antes de falar do resto, como a obra que ganha forma debaixo da terra, a ânsia está em falar-vos das vinhas centenárias, retorcidas pelos elementos da natureza, esquecidas numa parcela que o produtor da Quinta de Arcossó comprou em 2017. 

Resistiam entre a vegetação do campo, como faunos em floresta encantada, até ao momento em que Amílcar, um epicurista do vinho, as podou, tratou e esperou até 2019 pelos primeiros frutos. São gotas do tempo, as que finalmente guardou no Quinta de Arcossó Vinhas Intemporais, um DOC de Trás-os-Montes que devia ser guardado na Torre do Tombo.

São centenárias, garante-nos o produtor, que lhes conhece as reviengas da maturidade. Quiçá uma destas tintas estivesse a frutificar nos seus primeiros outonos quando Dona Antónia, a ‘Ferreirinha’, a pouco mais de setenta quilómetros dali (no Peso da Régua), repousava de outras lutas que a doença da vinha dera em meados do século XIX, como fora a filoxera, que causou a inusitada campanha de plantação da videira ‘americana’, o resistente porta-enxerto que salvou Dona Antónia e o vinho do Porto da catástrofe.

Na Ribeira da Oura, uma das anciãs sucumbiu, recentemente. Não se sabe que casta é, mas pelo porte, estará entre as mais antigas. A longevidade que conquistou será homenageada. Amílcar quer retirá-la da terra com cuidado, limpá-la e envernizá-la para que possa ser um testemunho dessa herança centenária resgatada do chão, sem catálogo, mas com um potencial que só o século XXI soube dar. Figurará na futura Sala de Provas, de que já dá para adivinhar a estrutura.

A adega da Quinta de Arcossó é um miradouro sobre a parcela que lhe dá razão e ao mesmo tempo volta a esconder ela o ouro que lhe transforma. Desde a entrada da uva até ao mosto que se distribui consoante a especificidade da casta, os vinhos voltam a descer à terra. A Sala de Barricas desce abaixo da linha do solo e é aí que as dezenas de barricas de madeira repousam os vinhos que precisam deste contacto para ganhar a complexidade que os entusiastas lhe conhecem. 

A VirguWines já lhe apresentou a quinta e o método de vinificação da Quinta de Arcossó, agora mostramos-lhe que um projecto desta dimensão nem sempre precisa de uma cooperativa nem uma empresa de capitais estrangeiros para produzir. Amílcar Salgado é especial por ser ‘gente como a gente’, falar com carinho e apego especial à terra e cuidar de cada videira (e as oliveiras) da parcela de vários hectares com o carinho de um horticultor para com a sua pequena horta. As parcelas produtivas brindam-no com o melhor do DOC transmontano e até com estes pequenos mimos, que são as vinhas centenárias. 

É esse o mote que norteia a VirguWines e a rubrica A Vinha é Bela: A busca pelos epicuristas que tratam as grandes e as pequenas parcelas com a dedicação de quem quer ter o melhor vinho para apresentar numa mesa de amigos ou familiares. Queremos saber-lhes a história e contá-la, para que os entusiastas que abrem cada garrafa sintam esta proximidade, lhe conheçam os trejeitos, as embirrações contra a burocracia técnica, ou a vontade de experimentar ainda mais. 

A próxima visita será a outro produtor onde procuraremos desconstruir mitos e humanizar a figura que é sempre mais que um nome num rótulo. Contamos consigo? 

Descubra os vinhos

19.90 
This product has multiple variants. The options may be chosen on the product page
Novo
12.95 
This product has multiple variants. The options may be chosen on the product page
Novo
27 
This product has multiple variants. The options may be chosen on the product page
Novo
12.95 
This product has multiple variants. The options may be chosen on the product page
Novo
19.75 
This product has multiple variants. The options may be chosen on the product page
Novo
39.90 
This product has multiple variants. The options may be chosen on the product page