Histórias de vinho e de vinha (e sem o palavreado “eno-chato”) no Contra-Rótulo

“Mostrar o que está por trás do vinho” e sem o palavreado “eno-chato” dos especialistas. É assim que o Contra-Rótulo, um magazine online sobre vinho, se apresenta, prometendo dar a conhecer a nobre bebida numa “linguagem simples e directa ao consumidor”.

O Contra-Rótulo é um blogue de Sérgio Lopes, um enófilo apaixonado, e, contrariamente ao “Blog do Syrah”, de que falamos aqui e que se dedica exclusivamente à casta Syrah, é um espaço aberto a todos os vinhos e à opinião de diversos wine lovers, com várias rubricas, desde notícias a crónicas, passando por provas e divulgação de marcas.

É assim que, na secção “Radar do Vinho“, podemos encontrar uma digressão pelas vindimas da Bairrada, com visitas a vários produtores de vinho e, claro está, passagem obrigatória pela Quinta das Bágeiras, uma das marcas de eleição da região e da garrafeira Virgu Wines.

Neste magazine online, também se pode ficar a conhecer melhor a Quinta do Pôpa que, no Coração do Douro, mais propriamente em Tabuaço, produz vinhos de excelência, com o toque raro do enólogo Luís Pato, como é o caso do Vinho Tinto TRePA 2008.

O Contra-Rótulo destaca em particular “um talhão de vinha velha” que dá origem a vinhos únicos como o Tinto Quinta do Pôpa Homenagem 2009, igualmente nas prateleiras da Virgu Wines, e que é um dos ex-libris deste produtor, com complexidade e intensidade q.b. para realçar os sabores tradicionais portugueses e acompanhar iguarias típicas como cabrito assado, chanfana e arroz de cabidela.

Pelas páginas deste site dedicado aos vinhos podem-se ainda acompanhar provas como a que decorreu em torno da gama completa da produção de Anselmo Mendes, “um dos grandes embaixadores dos vinhos verdes e em particular das castas Loureiro e Alvarinho”, como se diz no Contra-Rótulo.

O magazine online destaca, em particular, o Parcela Única, outro vinho que se pode adquirir na Virgu Wines, que é produzido a partir de “uma única parcela de vinha onde Anselmo considera que o Alvarinho se exprime de forma mais pura e original”, atesta-se no site.

Nomeado ao prémio de melhor Blog de Vinho do Ano 2016, o Contra-Rótulo conta muitas mais histórias de vinhos e da vinha e partilha com o mundo assuntos tão diversos como “as manias de um apaixonado por vinhos (ou enochato)”, análises de quem sabe sobre a famosa região da Côtes du Rhône e opiniões em torno de provas cegas.

Ver blog em http://contrarotulo.blogspot.pt

Deixe um comentário

Options

Usamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso e que é maior de 18 anos.