“Sem máscaras”, os vinhos Giz by Luís Gomes estão agora disponíveis na VirguWines

Luís Gomes
Luís Gomes

A gama de vinhos da marca Giz by Luís Gomes está, a partir de agora, disponível na montra da VirguWines. A mais recente parceria da garrafeira online traz aos seus visitantes “vinhos artesanais” e “sem máscaras” da região da Bairrada.

A marca Giz by Luís Gomes é a mais recente “aquisição” da VirguWines numa parceria que pretende dar visibilidade aos vinhos da região DOP [Designação de Origem Protegida] da Bairrada. Localizada entre a cidade de Coimbra e o Dão, esta região tem um clima muito influenciado pelo mar, bem como solos pobres e pedregosos que influenciam, inevitavelmente, os vinhos produzidos.

Alimentados entre o sopé da Serra do Buçaco e o Oceano Atlântico, os “vinhos artesanais” (“Handcrafted wines”, como diz o lema da marca) de Luís Gomes refletem, assim, toda esta peculiaridade, com muito carácter. São, portanto, vinhos inconfundíveis e “sem máscaras”, como nota a comunicação da marca.

Os vinhos Giz by Luís Gomes são produzidos em “total compromisso com a natureza” e tirando partido das características minerais do terroir calcário. O resultado são vinhos “autênticos, únicos, estruturados, elegantes e complexos”, com uma acidez natural e uma frescura única.

Aliás, foi essa natureza calcária dos solos da região que inspirou o nome “Giz”.

Recuperar vinhas velhas centenárias

Na montra da VirguWines está disponível a gama completa da Giz by Luís Gomes, desde o “Espumante Cuvée de Noirs 2018” aos tintos “Vinha das Cavaleiras 2018” e “Vinhas Velhas 2018“, passando pelo “Rosé Vinhas Velhas 2019” e pelo “Branco Vinhas Velhas 2020“.

São vinhos oriundos de vinhas velhas centenárias e de castas tradicionais da região, com predomínio da Baga e da Maria Gomes. Trata-se de uma aposta pessoal de Luís Gomes que considera que a Bairrada é “uma das melhores regiões do mundo para produzir vinhos de alta qualidade”.

O enólogo tem um passado ligado à ciência, à tecnologia, à bioquímica e à biotecnologia, mas decidiu mudar de vida, apostando na sua grande paixão – o vinho. A formação em Gestão e Marketing e em Viticultura e Enologia, com um mestrado no Instituto Superior de Agronomia, deram-lhe asas para lançar a sua marca.

Vinhas Velhas na Bairrada
Vinhas Velhas na Bairrada

 

O projeto Giz by Luís Gomes assenta nas melhores práticas vitícolas e enológicas e passa pela recuperação e preservação de vinhas velhas centenárias, salvando-as de serem arrancadas para darem lugar a outras.

Luís Gomes terá oportunidade de explicar toda a filosofia deste projeto no próximo episódio do podcast “N2Vinho” que vai para o ar no sábado, 29 de janeiro. Como o vigneron convidado desta emissão que arranca às 22 horas, no canal do Youtube da VirguWines, o produtor dará a conhecer, em especial, o seu espumante Cuvée de Noirs 2018 que será alvo de prova. Pode, desde já, comprar a sua garrafa para provar ao vivo durante o podcast.

O “N2Vinho” é uma iniciativa da VirguWines que visa apresentar os vignerons portugueses, ou seja, os produtores de vinho que privilegiam a qualidade acima da quantidade. Pela série moderada pelo fundador da VirguWines, Artur Azevedo, já passaram vignerons como Vasco Croft, Fernando Paiva, Luís Capitão e Constantino Ramos, entre outros.

Para este sábado, estava prevista a realização de um jantar vínico para reunir enófilos de todo o país em torno do “amor” pelo vinho, mas a atual situação pandémica obrigou ao adiamento. Em ocasião oportuna, será marcada nova data para esse momento de comunhão com os (bons) vinhos que se fazem pelo país no centro da mesa.

Clique para ver os vinhos:

Options

Usamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso e que é maior de 18 anos.