Pormenor: vinhos complicadamente descomplicados

Com foco nos elementos naturais e nas características únicas do terroir do Douro, a marca Pormenor oferece-nos vinhos “complicadamente descomplicados”, com atenção ao detalhe e sem químicos pelo meio. É mais uma aposta na qualidade acima da quantidade que não podia faltar na garrafeira Virgu Wines.

Este projecto que nasceu em 2013, criado pelos sócios José Silva, Miguel Cardozo e Pedro Coelho, todos com ligações indirectas ao mundo dos vinhos, através de avós tanoeiros e pais corticeiros, veio dar um novo fulgor à produção vinícola do Douro.

Vinho do Douro, mas com um travo descomplicado

Se os vinhos do Douro são reconhecidos pelo seu forte perfil, com sabores concentrados, altamente alcoólicos e extracção elevada, “a estratégia dos Pormenor é inversa: baixa extracção, baixa concentração, mais leves e menos alcoólicos, incutindo mais elegância”, conforme esclarece a marca no seu site.

Estamos a falar de “vinhos honestos e francos”, sem substâncias químicas pelo meio, que constituem mais uma aposta da Virgu Wines em vinhos de tipo artesanal e de produção limitada. “Vinhos complicadamente descomplicados”, como afiançam os produtores, sinalizando a atenção aos mais ínfimos detalhes em todo o processo, desde a criação da vinha ao concluir do produto final.

“A alma do projecto”, que passou pelo simplesmente… Vinho 2017, está na sua “filosofia” que dá prioridade “aos elementos principais usados na produção de vinhos: o solo, a vinha, as uvas e o clima”, realça-se no site dos Pormenor.

São assim, “vinhos com a mínima intervenção na vinificação e no processo de envelhecimento”, referem os produtores que usam exclusivamente uvas crescidas em vinhas velhas, plantadas a alta altitude, na região do Douro e nos locais mais privilegiados para aproveitar todo o potencial do terroir, de acordo com o saber de anos de tradição vinícola.

Branco ou Tinto ao pormenor…

Na garrafeira da Virgu Wines, pode encontrar-se o Pormenor Branco 2016 que resulta da mistura de várias castas típicas do Douro e que é uma óptima escolha para acompanhar um peixe grelhado ou carnes brancas, fruto da sua acidez equilibrada e das notas cítricas.

O Pormenor Reserva Branco 2016 é outra excelente opção para pratos leves com peixe e mariscos que se pode encontrar nas prateleiras da Virgu Wines. Com um bom potencial de envelhecimento, este blend das uvas mais carismáticas do Douro é uma boa prenda para dar a alguém especial ou para guardar na adega para aquele momento perfeito.

Finalmente, a Virgu Wines disponibiliza o Pormenor Tinto 2014, outro blend de castas típicas durienses, que se apresenta como um vinho fresco e elegante, com aroma vincado, mas contido, e que brilha como acompanhamento de carnes vermelhas e de caça ou de um suculento salmão assado no forno.

Clique para ver os vinhos:

Options

Usamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso e que é maior de 18 anos.