Jantar vínico assinalou o fim da primeira temporada do podcast N2Vinho (mas já há outra a caminho)

Uma prova com 9 vinhos a brilhar, enófilos de todo o país e os “suspeitos do costume”, com boa comida à mesa e a paisagem do Gerês à janela, assinalou o fim da primeira temporada do podcast N2Vinho que dá a conhecer os vignerons portugueses.

O podcast N2Vinho é uma iniciativa da garrafeira online VirguWines que inclui entrevistas a vignerons portugueses, pequenos produtores que apostam na qualidade acima da quantidade. A par das conversas, também há provas de vinhos.

A série é moderada pelo fundador da VirguWines, Artur Azevedo, e contou, na primeira temporada, com as participações do professor João Coutinho, do escanção e consultor Manuel Moreira e do enófilo Daniel Passos.

A ideia do podcast foi “descomplicar” o mundo dos vinhos, apresentando alguns dos melhores produtores nacionais das diferentes regiões vinícolas portuguesas, desde o Douro ao Alentejo, passando pelos Vinhos Verdes.

Os podcasts foram sempre acompanhados de provas de vinho em tempo real, com os participantes e a assistência a comungarem dos mesmos sabores, embora à distância do olhar.

Antes de cada episódio, foram anunciados os vinhos em análise, para que os interessados os pudessem adquirir previamente, para viverem a experiência da prova ao mesmo tempo que os podcasters. Uma forma de promover a partilha de uma paixão comum em tempos de pandemia e de limitação dos contactos sociais.

Pessoas de todo o país no encerramento da primeira temporada

Para assinalar o fim da primeira temporada do N2Vinho, foi realizado um jantar vínico no restaurante Miradouro do Castelo, em Castro Laboreiro, no concelho de Melgaço. Durante o repasto, houve uma prova ao vivo do vinho Santiago na Ânfora do Rocim, com a presença da produtora, Joana Santiago, da marca Quinta de Santiago, onde “nascem” vinhos da casta Alvarinho, na sub-região de Monção e Melgaço.

Mas no evento brilharam ainda os 9 vinhos que foram provados ao longo da primeira temporada do podcast e que são os seguintes:

Vinho espumante Aphros Phaunus Pet Nat 2020  (Episódio 2)

Vinho tinto Quinta de Arcossó Bastardo 2017 (Episódio 3)

Vinho branco Quinta da Palmirinha Blend 2019 – sem Sulfitos sem filtração (Episódio 4)

Vinho Branco Quinta de Santiago Alvarinho 2019 (Episódio 5)

Vinho tinto Quinta de Arcossó Grande Reserva 2015 (Episódio 6)

Vinho espumante rosé Aphros Phaunus Pet Nat 2020 (Episódio 7)

Vinho tinto Vieira de Sousa 2019 (Episódio 8)

Vinho branco Herdade do Arrepiado – Riesling 2020 (Episódio 9)

Vinho branco Quinta da Palmirinha Loureiro 2019 – sem Sulfitos com filtração (Episódio 10)

O jantar vínico decorreu em período de abertura da economia, com o aliviar das medidas de confinamento. Portanto, 24 pessoas tiveram oportunidade de assistir ao vivo ao podcast, mantendo as medidas de segurança em termos de Saúde Pública, com o distanciamento social e o uso de máscaras.

Entre os presentes estiveram pessoas de vários locais do país, nomeadamente de Lisboa, Cascais, Mafra, Ovar, Porto, Trofa, Braga, Fafe e Arcos de Valdevez. Um dado que indicia a abrangência nacional do #N2VINHO que conseguiu conquistar seguidores por todo o Portugal.

Para terminar o evento estava prevista uma atividade de Star Canyoning no Lugar da Varziela, em Castro Laboreiro. Mas as condições climatéricas não o permitiram. Ainda assim, os participantes conseguiram aproveitar as maravilhas da natureza da vila castreja que está localizada em plena Serra da Peneda, no coração do Parque Nacional Peneda-Gerês.

Segunda temporada do podcast N2Vinho estreia em julho

Entretanto, a segunda temporada do podcast N2Vinho está a ser preparada, prevendo-se o seu regresso em julho próximo. O primeiro episódio está a ser alinhavado e já foi escolhido o vinho para prova, precisamente o tinto Zafirah 2020 do produtor e enólogo Constantino Ramos.

Está pronto para mais uma “maratona” de provas? Ficamos à sua espera!

Alguns dos vinhos provados

Options

Usamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso e que é maior de 18 anos.