Herdade do Cebolal já vai na quinta geração de “artesões do vinho”

Os vinhos “bandeira” da Herdade do Cebolal vão estar em destaque no próximo episódio do podcast N2vinho, no próximo dia 1 de novembro. Será uma excelente ocasião para provar os frutos do trabalho dos “artesãos do vinho” Isabel e Luís Capitão, mãe e filho que seguem a tradição familiar.

Situada na Costa Alentejana, na aldeia de Vale das Éguas, em Santiago do Cacém, a Herdade do Cebolal já vai na quinta geração de produtores de vinho. Luís Capitão e a mãe, Isabel, mantêm viva a tradição ancestral da família, com a criação de vinhos naturais e biológicos que se destacam pelo terroir especial e pela influência da brisa marítima.

A Herdade fica num vale entre as Serras de Santiago e do Cercal, a apenas 10 quilómetros do mar. Este clima atlântico entrega aos vinhos uma frescura e uma acidez únicas. Além disso, o terroir com solos calcários, xistosos e argilosos oferece-lhes uma complexidade e uma intensidade de aromas minerais que é irresistível.

Os vinhos “bandeira” da Herdade do Cebolal já estão à venda na Virgu Wines e refletem toda a história deste projeto familiar que remonta a 1876.

Desde então, surgiram métodos inovadores e equipamentos modernos, mas os saberes ancestrais mantêm-se como o fator dominante no trabalho destes “artesãos do vinho”, como se autodefinem Isabel e Luís Capitão.

O poder da Agricultura Regenerativa

O respeito pela “autenticidade do terroir“, a par do respeito pelo meio ambiente são princípios centrais do projeto, o que se reflete numa intervenção química mínima. O resultado são vinhos “com personalidade” e muito “carácter”, como se nota no site da Herdade do Cebolal.

A filosofia da Herdade gira em torno do conceito de Agricultura Regenerativa que alia técnicas agrícolas sustentáveis com princípios holísticos, em benefício da saúde das pessoas e dos solos.

Assim, fica marcada a preocupação com o meio ambiente, mas também com o sistema produtivo, desde as plantas aos consumidores, passando pelos produtores.

Além do respeito pelos princípios ecológicos, a família Capitão também defende a igualdade social, com práticas justas de trabalho.

Em termos produtivos, recorre a técnicas de agrofloresta e de agricultura sintrópica, bem como à permacultura, para preservar o habitat, os ecossistemas e a biodiversidade.

Simplicidade em nome de vinhos de carácter

O projeto assenta também na ideia de enriquecer o solo da forma mais natural possível, com vista à “valorização do terroir” e em nome da preservação da autenticidade e do carácter dos vinhos.

A vinha é “composta por castas autóctones e castas internacionais”, com o incentivo das “sinergias entre culturas de forma a criar um intercâmbio/simbiose protetora, o que se traduz numa agricultura com baixa intervenção química”, explicam ainda os produtores.

A aposta é, assim, na “simplicidade ” para criar “vinhos consistentes, sérios e com uma preocupação perante o consumidor final”, como se refere também no site do projeto.

Os enófilos vão poder provar os vinhos “bandeira” da Herdade do Cebolal no podcast N2Vinho, no próximo feriado, 1 de novembro, em mais um episódio dedicado aos vignerons portugueses.

O podcast vai para o ar às 22 horas de Portugal Continental através do Youtube, com provas em direto dos vinhos Branco Herdade do Cebolal 2020 e Tinto Herdade do Cebolal 2020.

Ainda está a tempo de garantir a sua garrafa para participar nesta experiência única de partilha dos prazeres do vinho!

Os Vinhos

Options

Usamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso e que é maior de 18 anos.